Shoppings oferecem mais de 1.000 vagas temporárias para o fim de ano


Shoppings oferecem mais de 1.000 vagas temporárias para o fim de ano

Novembro de 2003. Naquela época, Débora Neves dava seu primeiro passo para ocupar o cargo atual de gerente de loja da marca de roupas Mercatto. A vaga para a qual foi selecionada há 14 anos, porém, era bem diferente: auxiliar de caixa temporária para as vendas de fim de ano. A trajetória da profissional, hoje com 35 anos, é fonte de inspiração para quem busca uma oportunidade como extra-Natal, entre mais de 1.190 chances disponíveis na segunda leva de contratações feitas por dez shopping centers do Estado do Rio.

— A grande vantagem do emprego de fim de ano é a possibilidade da efetivação depois. Por isso, sugiro encarar o processo seletivo como se fosse para uma vaga definitiva: estude sobre a empresa, chegue pontualmente, arrume-se e tenha um currículo organizado e bem escrito, que reflita a verdade, pois as informações serão checadas. Além disso, encare a vaga como um prazo de experiência, e não como um trabalho temporário. Em 2017, perdemos muitos postos de trabalho e, no ano que vem, deve haver uma pequena retomada. Então, é o melhor estágio que você pode fazer para conhecer a cultura da empresa, os patrões e os pares de trabalho, mostrando seu valor — afirmou Ana Paula Montanha, especialista em recrutamento e sócia da Jobplex Brasil.

Responsável por contratações na loja, a própria Débora busca reter talentos:

— A empresa não procura somente um extra-Natal. Busca funcionários. Se a pessoa quiser ficar, se desenvolver nas vendas, a empresa contrata.

‘Agarrei as chances e fiz treinamentos internos’, conta Débora

“Entrei como auxiliar de caixa extra-Natal na Mercatto, há 14 anos. Ainda como temporária, tive a oportunidade de ser caixa. Dois anos depois, fui trabalhar com vendas e, em dois anos e meio, virei gerente volante, substituindo gerentes de férias. Em 2010, assumi minha primeira loja. Cresci, pois tive vontade, agarrei as chances que apareceram e fiz treinamentos internos. Também me formei em Gestão de Recursos Humanos, em 2006.”

Veja como ser um bom vendedor

Em geral, as vagas em shoppings exigem idade acima de 18 anos, nível médio completo e experiência como diferencial. Mas os requisitos podem ser checados caso a caso. A maior parte dos postos abertos é para vendedores. Para se destacar, Carlos Cruz, diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBV), faz algumas recomendações.

 — É fundamental que o profissional, além de saber sobre o segmento e os produtos, tenha um interesse genuíno em conhecer o cliente e capacidade de fazer perguntas, além de conseguir explorar o que os clientes procuram — disse ele, dando o passo a passo: — O profissional precisa saber abordar o cliente, ter capacidade de criar empatia, rapidamente investigar o que o cliente precisa, argumentar com base nos diferenciais dos produtos e se conectar com o que a pessoa precisa, além de ter habilidade de lidar com objeções e ser bom no fechamento da venda. Outro ponto importante é ter bastante energia e capacidade de fazer acontecer.

Tem que ter disposição

Quem já está no mercado alerta que, para trabalhar como temporário em um shopping center no fim de ano, é preciso ter muita disposição.

— Trabalhar com vendas é cansativo. São muitas horas de pé. O fluxo é grande — disse Débora Neves, gerente da Mercatto.

Por este motivo, Ana Paula Montanha, especialista da Jobplex Brasil, recomenda aos futuros contratados cuidados com a alimentação e o descanso:

— O trabalho em shopping exige muito. É bom ter a alimentação e as horas de sono adequadas e usar um sapato confortável no trabalho, além de levar frutas e água — orienta Ana Paula, acrescentando: — Foque no lado bom: a maior parte dos trabalhos é comissionada. Então, trata-se de uma boa oportunidade de fazer um pé de meia.

Em tempos difíceis, vale até quitar dívidas. Foi o que fez Juliana Pinho, de 29 anos, em 2015. Ela trabalhou como extra-Natal por um mês no Clube Melissa, no NorteShopping, em Del Castilho.

— Valeu a pena. Com o dinheiro de dezembro, paguei dívidas de R$ 5 mil. Eu me dediquei e fui efetivada no Clube Melissa em janeiro. Aí, logo comprei um celular — disse a moça, que já tinha experiência como vendedora.

Para concorrer às vagas

Ilha Plaza - Os candidatos encontram em torno de 30 vagas abertas. Há oportunidades para vendedor, caixa, estoquista e auxiliar de caixa. A RiHappy, por exemplo, está com 13 oportunidades extras para contratação. Quem procura uma vaga de emprego também pode encontrá-la na Via Mia. O shopping fica na Avenida Maestro Paulo e Silva 400, na Ilha do Governador. Currículos podem ser entregues diretamente nas lojas.

Norteshopping - Está com mais de 200 vagas disponíveis para temporários, distribuídas pelas funções de vendedor, caixa, estoquista, assistente de vendas, atendimento ao cliente, operador de caixa, auxiliar de loja e auxiliar de customização. As lojas Riachuelo e Taco são as que oferecem mais oportunidades: 70 e 35 vagas abertas, respectivamente. Outros estabelecimentos contratantes são Cris Roberto, Mercatto, Vivara, Arezzo, F5 Fitness, RiHappy e Bibi Calçados. O NorteShopping fica na Avenida Dom Hélder Câmara 5.474, no Cachambi. Currículos podem ser entregues diretamente nas lojas de interesse.

Plaza Shopping Niterói - São cem oportunidades de emprego. As lojas que mais contratam são a South, com 34 vagas abertas para os cargos de vendedor, estoquista e caixa, e a Taco, que oferece 13 chances para as funções de caixa, vendedor e auxiliar de loja. Os candidatos também encontram oportunidades de contratação temporária nas lojas Alphabeto, Cassia, Sonho dos Pés, Soulier, Maria Filó, Mr. Cat, Reserva, Enjoy e Garage. O Plaza Shopping Niterói fica na Rua Quinze de Novembro 8, no Centro de Niterói. Currículos podem ser entregues diretamente nas lojas.

Shopping Tijuca - Há cerca de cem oportunidades para a atuação de temporários. A loja Aviator, por exemplo, contrata 13 profissionais para os cargos de vendedor, estoquista e auxiliar de caixa. Já o Clube Melissa abriu oito novas vagas para os cargos de vendedor, estoquista, fiscal de loja e operador de caixa. As demais lojas contratantes são: Scala, Hope, Bibi Calçados, Zinzane, Dress To, Chilli Beans, Armadillo, Gropius, Enjoy, L’occitane, The Beauty Box, Fuel, Usaflex, Salinas, O Boticário, Ana Capri, Zee Dog, Levi’s, Feranda, Cássia, Zux e Avelã. O shopping fica na Avenida Maracanã 987, na Tijuca. Currículos podem ser entregues diretamente nas lojas e redes de interesse.

Recreio Shopping - São mais de 30 vagas extras para o fim de ano. As lojas Chifon e Enjoy contratam para o cargo de vendedora. Já a Aviator abriu seleção para as funções de vendedor, caixa, auxiliar de loja e estoquista. As demais contratantes são a South, Public House, Alphabeto e Carmen Steffens. O centro comercial fica na Avenida das Américas 19.019, no Recreio dos Bandeirantes. Currículos podem ser entregues diretamente nas lojas de interesse.

Barra Shopping - A Cervejaria Devassa tem dez vagas distribuídas entre os postos de barman, garçom e recepcionista, e recebe currículos presencialmente. Já a Afghan oferece três postos para vendedoras, um para caixa e outro para auxiliar de loja. Os currículos podem ser enviado para o e-mail rh@afghan.com.br. A Casa Bauducco tem vaga para um atendente. É preciso enviar currículo para casanossario.bs@gmail.com ou deixar o documento na loja. O BarraShopping fica na Avenida das Américas 4.666.

São Gonçalo Shopping - Há diversas oportunidades abertas: a Centauro tem uma vaga para vendedor e outra para assistente de vendas. O Clube Melissa tem uma oportunidade para vendedor, a Nike Factory Store tem duas chances para vendedor e mais duas para caixa, a WQS tem um posto disponível de vendedor, a Tubbo tem duas chances para vendedor e a Sonho dos Pés contrata, mas não informa o número de vagas. Os currículos podem ser deixados diretamente em cada loja. O shopping center fica na Avenida São Gonçalo 100 , em Boa Vista, São Gonçalo.

Jardim Guadalupe - A loja de calçados Di Santinni oferece vagas de vendedor, auxiliar de operações e caixa. Neste caso, os currículos devem ser enviados para o e-mail curriculo.gds@gmail.com, informando no assunto a vaga de interesse. Já o Espaço Rubro Negro aceita currículos diretamente na loja. Não é necessária experiência anterior. A drogaria São Paulo tem oportunidades para farmacêutico, fiscal de loja, dermaconsultora, assistente de balcão, atendente, auxiliar de reposição e operador de caixa. Para se candidatar a uma dessas chances, é preciso entregar o currículo ao gerente da operação da loja. O shopping fica na Avenida Brasil 22.155, em Guadalupe.

Metropolitano Barra - O Shopping Metropolitano Barra vai gerar cerca de 300 vagas de empregos fixos e temporários até dezembro. Os interessados devem ir diretamente às lojas ou acompanhar a oferta pelo site www.shoppingmetropolitanobarra/trabalhe-conosco/. A Maria Filó, por exemplo, está com vagas abertas para vendedora, auxiliar de loja e caixa, a Shoulder tem chances para estoquista, e o Gendai oferece oportunidade para auxiliar de cozinha. O shopping fica na Avenida Embaixador Abelardo Bueno 1.300, na Barra da Tijuca.

ParkShoppingCampoGrande - Os lojistas do ParkShoppingCampoGrande estão abrindo cerca de 400 vagas temporárias para o fim do ano. A loja de vestuário feminino Maria Antonieta tem duas vagas para vendedoras; a Stand Fuel oferece duas oportunidades para auxiliar de vendas. Já a Starbrink procura gerente e estoquista, enquanto a Zux Camisaria busca um auxiliar de loja e um auxiliar de vendas. Os candidatos devem procurar a loja que oferece vaga para entregar seu currículo. O ParkShoppingCampoGrande fica na Estrada do Monteiro 1.200, em Campo Grande.

Fonte: Jornal Extra