A Prefeitura do Rio lança programa com 800 vagas em cursos de qualificação


A Prefeitura do Rio lança programa com 800 vagas em cursos de qualificação

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, lançou nesta segunda-feira, no Teatro Carlos Gomes, no Centro do Rio, o Programa Oficina para Emprego. São 800 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional nas áreas de tecnologia da informação, logística, gestão e alimentos. O projeto é dirigido a moradores de baixa renda.

— Quero que vocês tenham a noção que só depende de vocês amanhã serem diretor do Senai, deputado ou prefeito. Tudo isso que estamos fazendo vai valer a pena se, no futuro, a gente encontrar vocês com o diploma embaixo do braço e empregados — afirmou Crivella, em nota enviada pela Prefeitura.

"A oportunidade está lançada, ela será a mesma para 800 pessoas. Escolhemos os cursos que têm mais demanda por vagas e contamos com a experiência nessa área do Senai, que possui um índice de 70% de empregabilidade dos seus alunos. Não existe nada mais digno para uma pessoa que ter o seu trabalho", disse a secretária Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, Clarissa Garotinho.


Durante o curso, o aluno receberá uma bolsa auxílio de R$ 13,60 por dia de aula. Os cursos oferecidos são: Almoxarife, Auxiliar de Operações em Logística, Auxiliar de Cozinha, Operador de Computador, Operador de Telemarketing, Assistente Administrativo, Montagem e Manutenção de Computadores, Assistente de Produção Industrial.

Segundo a secretária Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, Clarissa Garotinho, o sucesso das inscrições foi tão grande que no prazo de uma semana foram preenchidas as 800 vagas. Há ainda um cadastro de reserva com mais de 1.600 nomes.

Os cursos serão realizados em cinco unidades do SENAI Rio na cidade: Jacarepaguá, Maracanã, Santa Cruz, Tijuca e Vicente de Carvalho. Os documentos necessários são RG, CPF, Comprovante de Residência e Comprovante de Escolaridade.

Veja abaixo o passo a passo do processo de inscrição:


Etapa 1 – pré-inscrição nos Postos de Trabalho da Prefeitura – nesta etapa os candidatos podem escolher que cursos desejam fazer, reservar sua vaga e obter uma carta de encaminhamento para matrícula na unidade do SENAI Rio que vai oferecer o curso.

Para realizar a primeira etapa da pré-inscrição, o candidato deve se dirigir aos Postos Municipais de Trabalho da Tijuca, Campo Grande, Jacarepaguá, Méier, Centro, Providência, Ilha do Governador ou Guadalupe. Devem levar, RG, CPF, Comprovante de Residência e Comprovante de Escolaridade. Menores de 18 anos devem comparecer acompanhados de um responsável.

A pré-inscrição começa às 9h e termina às 16h.

Etapa 2 – matrícula nos cursos de interesse nas unidades do SENAI Rio – após realizar a pré-inscrição nos postos da prefeitura e receber a carta de encaminhamento, o candidato tem até três dias úteis para se dirigir à unidade do SENAI Rio onde será ministrado o curso de seu interesse e efetivar a sua matrícula. Em caso de não comparecimento à matrícula na unidade SENAI Rio onde será realizado o curso no prazo de três dias úteis, o candidato perderá a sua vaga e ela será novamente disponibilizada no sistema. Menores de 18 anos devem comparecer acompanhados de um responsável.

Cursos disponíveis SENAI Rio
Almoxarife
Assistente Administrativo
Assistente de Produção Industrial
Auxiliar de Operações em Logística
Auxiliar de Cozinha
Montagem e manutenção de computadores
Operador de Computador
Operador de Telemarketing

Locais de Inscrição - Postos Municipais do Trabalho
Das 9h às 16h
Tijuca: Rua Camaragibe, 25 / Telefones: 2298-0666 / 2298-0634
Campo Grande: Rua Barcelos Domingos, 162 / Telefone: 3438-5436
Jacarepaguá: Estrada do Guerenguê, 1630 / Telefone: 3412-1510
Méier: Rua 24 de Maio, 931 / Telefone: 3111-4446
Centro – Ciad: Avenida Presidente Vargas, 1997 / Telefones: 2224-1542 / 2224-1072
Ilha do Governador: Estrada do Dendê, 2080 / Telefones: 3353-3812 / 3363-3700
Providência – Rua da América, 81 / Telefones: 2213-2867 / 2213-2885
Guadalupe: Rua Luiz Coutinho Cavalcanti, 576 / Telefone: 3438-5997.

Documentos Necessários
RG
CPF
Comprovante de residência (no caso do comprovante estar em nome dos pais, o aluno deverá preencher uma declaração de residência no Posto de Trabalho)
Comprovante de escolaridade

Fonte: Jornal Extra